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Enfermagem

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valor da mensalidade

Clique aqui para consultar * O valor da mensalidade sofrerá alteração dependendo do período de entrada do candidato.


carga horária

4.050 horas


duração do curso

5 anos


período

Este curso está disponível para os polos de Araçatuba, Barretos, Batatais, Belo Horioznte, Boa Vista, Campinas, Caraguatatuba, Curitiba, Porto Velho, Rio Claro, Rio Verde, Santo André, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Taguatinga.

Este curso está om a opção de encontro uma vez por mês, aos sábados das 8h às 17h.


Coordenador do curso

Profa. Renata Paula Fabri

Atendimento

vídeo do coordenador

clique aqui para assistir

APRESENTAÇÃO

Situação Legal: Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 05 de 28/08/2013.

O objetivo do curso é proporcionar ao aluno a construção das competências para alcançar o perfil profissional dos egressos, o curso será desenvolvido com abordagens multi e interdisciplinares. As disciplinas oferecidas buscam uma sequência lógica que possibilita a articulação do conhecimento de saberes de forma sistematizada acerca das Necessidades Humanas Básicas com ênfase na relação teoria-prática, que possibilita ao estudante maior integração dos conhecimentos, mediante sua inserção em atividades práticas sob a responsabilidade do professor responsável e acompanhamento dos tutores a distância e presenciais. 

O curso prioriza estratégias que levam ao desenvolvimento integral do estudante em suas capacidades cognitivas, afetivas e psico-motoras, na busca da aprendizagem significativa e contínua, articulada ao seu projeto de vida e de formação.O eixo central do currículo é o Cuidado de Enfermagem  nas suas diferentes dimensões. Contemplará conteúdos essenciais que relacionam o processo saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade, integrado com a realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em Enfermagem.

PERFIL DO PROFISSIONAL

O Curso promove a formação de um enfermeiro generalista com perfil crítico, reflexivo, capaz de exercer sua atividade profissional de forma transformadora, tendo como perspectiva uma concepção integral do ser humano. Profissional qualificado com habilidade e competência técnica, científica, política, ética e humana. Capaz de conhecer e intervir sobre as situações de saúde–doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase regional, identificando as dimensões biopsicossociais de seus determinantes.Atuando na promoção, manutenção, recuperação e reabilitação da saúde e prevenção de doenças. Capacitado para atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção, qualidade e humanização do atendimento prestado, ao indivíduo no seu ciclo vital, família e comunidade, atendendo as necessidades sociais de saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

CAMPOS DE ATUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

O enfermeiro será capacitado para atuar eminstituições hospitalares e unidades básicas de saúde, unidades de pronto-atendimento, de urgência e emergência, comunidades infantis (berçários e creches) e geriátricas, clínicas, ou ainda, como profissional autônomo, em consultório, clínica e/ou atendimento em domicílio, na modalidade "Home Care”, pode também prestar assessoria, consultoria e/ou auditoria para instituições de saúde, indústrias ou laboratórios farmacêuticos e médico-hospitalares. O enfermeiro poderá também desempenhar as suas ações no ensino e na pesquisa, a partir da sua qualificação profissional complementarcomo especialista, mestre, doutor, livre-docente e titular nas áreas de Enfermagem ou afins.

Como um mercado independente de trabalho das  políticas setoriais  e  de  emprego, o mercado de trabalho em saúde operou mudanças significativas, tais como o  crescimento  do  seu  sistema  produtor  de  serviços  em  saúde  e  da  sua  estrutura ocupacional, ou seja, do perfil quantitativo e qualitativo da força de trabalho no setor. O dinamismo desse mercado se revela com o crescimento da oferta de empregos, que absorve importante parcela da população economicamente ativa do país. 

Sobre o EAD

O QUÊ É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A Educação a Distância é um modo de estudar aceito pelo Ministério da Educação - MEC que não exige do aluno a presença todos os dias na escola; assim, professor e aluno estão, cada qual, em locais diferentes e podem interagir, conforme a necessidade e a atividade proposta, por meio do uso de tecnologias. Esta modalidade de ensino vem crescendo muito desde a sua implantação, e segundo dados publicados pelo MEC – Ministério ds Educação, considerando o ano de 2010 houve um crescimento de 14,4% no número de matriculados nesta modalidade, somando-se hoje aproximadamente XX alunos.

RECONHECIMENTO DO MEC

Independente da modalidade, todo curso é regulado pelo Ministério da Educação - MEC, assim tanto a autorização para o funcionamento de um curso, como seu reconhecimento devem seguir e respeitar as leis em vigor no MEC. Na condição de um dos pioneiros na educação a distância, o Claretiano também é uma das poucas instituições de ensino superior que possuem seus cursos reconhecidos. Isto lhe dá mais segurança, pois sabe que seu diploma será reconhecido no mercado, e principalmente que todo o processo de aprendizagem já foi aprovado pelo MEC.

NOSSA HISTÓRIA

O Claretiano sempre esteve á frente do seu tempo, desde a época em que oferecia cursos na modalidade de internato, na década de 50 e 60. Aproveitando as leis que incentivavam outras maneiras de se fazer faculdade no país, o Claretiano foi autorizado pelo MEC em 2004 a oferecer cursos superiores a distância em todo o estado de São Paulo, e em 2006 a oferecer em todos os estados da federação. No entanto, o período de vigência da autorização está expirado, mas o MEC expediu um novo documento, justificando e atestando a legalidade da oferta de cursos pelo Claretiano, bem como a expedição de diploma aos alunos formados. Clique e confira.

Sobre as aulas

A educação a distância não exige a presença do aluno todos os dias na escola. Essa modalidade, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), permite que o aprendizado seja realizado com interações entre tutor/ professor e aluno.

No modelo de educação a distância do Claretiano o aluno tem apenas um encontro presencial por mês, aos sábados, permitindo que ele faça seu próprio horário de estudos.

Entre os encontros presenciais, o aprendizado acontecerá pela internet, através da Sala de Aula Virtual (SAV), onde o aluno estabelece as interações com os professores, com os tutores e com outros alunos, esclarece suas dúvidas, participa de discussões e entrega suas atividades. A SAV pode ser acessada do trabalho, de casa ou de qualquer lugar, atendendo às suas necessidades, de acordo com o seu tempo.

O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

É na Sala de Aula Virtual, um ambiente moderno e completo, que o material didático é disponibilizado, além do conteúdo da própria disciplina, o aluno tem acesso a vídeos, podcast e outras referências para melhorar seu aprendizado, além de diversas ferramentas como fórum, portfólio, lista, mural, biblioteca digital, entre outras.

Para o desenvolvimento das atividades e esclarecimentos de dúvidas, o aluno conta com uma equipe preparada para atendê-lo a qualquer momento, permanente suporte e acompanhamento de coordenadores pedagógicos, professores e tutores, seja pela Sala de Aula Virtual, no polo, ou por telefone. Além disso, no polo há um tutor presencial para o acompanhamento pedagógico.

Para saber mais sobre a Sala de Aula Virtual, clique aqui.

Matriz Curricular

Disciplina Carga horária (horas)

ANATOMIA HUMANA 90.0

ANTROPOLOGIA APLICADA A SAUDE 60.0

ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA 60.0

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS 60.0

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM EM URGENCIA E EMERGENCIA 60.0

BIOQUIMICA 60.0

CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA E UNIDADES ESPECIALIZADAS 60.0

COMUNICACAO E LINGUAGEM 60.0

DIDATICA APLICADA A ENFERMAGEM 60.0

ENFERMAGEM EM CENTRO CIRURGICO, RECUPERACAO ANESTISICA E CENTRO DE MATERIAL 90.0

ENFERMAGEM EM CIRURGIA E ORTOPEDIA 60.0

ENFERMAGEM EM CLINICA MEDICA 60.0

ENFERMAGEM EM GINECOLOGIA E OBSTETRICIA 60.0

ENFERMAGEM EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA 60.0

ENFERMAGEM EM SAUDE MENTAL E PSIQUIATRICA 60.0

ENFERMAGEM NA ADMINISTRACAO DE MEDICAMENTOS 60.0

EPIDEMIOLOGIA E SANEAMENTO 90.0

ESTAGIO CURRICULAR I 400.0

ESTAGIO CURRICULAR II 400.0

ESTATISTICA APLICADA A SAUDE 60.0

FARMACOLOGIA 90.0

FISIOLOGIA HUMANA BASICA 90.0

FUNDAMENTOS BIOLOGICOS E GENETICA HUMANA 60.0

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM I 90.0

FUNDAMENTOS E ENFERMAGEM II 90.0

GESTAO EM SAUDE COLETIVA 60.0

GESTAO EM SAUDE HOSPITALAR 60.0

HISTORIA DA ENFERMAGEM E AS PRATICAS ATUAIS 60.0

INTRODUCAO A SAUDE COLETIVA 60.0

LEGISLACAO PROFISSIONAL E BIOETICA 60.0

METODOLOGIA DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM 60.0

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA 60.0

MICROBIOLOGIA BASICA E IMUNOLOGIA 60.0

NUTRICAO E DIETOTERAPIA 60.0

OPTATIVA DE FORMACAO I (ENFERMAGEM BACHARELADO) 60.0

OPTATIVA DE FORMACAO II (ENFERMAGEM BACHARELADO) 60.0

PATOLOGIA GERAL E PARASITOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM 60.0

POLITICAS PUBLICAS DE SAUDE 60.0

PSICOLOGIA APLICADA A SAUDE 60.0

SAUDE DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE 60.0

SAUDE DA FAMILIA 60.0

SAUDE DA MULHER E SAUDE MATERNA 60.0

SAUDE DO ADULTO E DO IDOSO 60.0

SEMIOLOGIA E SEMIOTECNICA EM ENFERMAGEM 60.0

SOCIOLOGIA APLICADA A SAUDE 60.0

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