Voltar

Letras - Português / Inglês

Home
valor da mensalidade

Clique aqui para consultar * O valor da mensalidade sofrerá alteração dependendo do período de entrada do candidato.


carga horária

3.700 horas


duração do curso

4 anos


período

O Claretiano colocou o tempo a seu favor, são diversas formas de presencialidade, você escolhe o curso e a melhor forma de acompanhá-lo, de acordo com a sua necessidade:
ON-LINE, com apenas 1 encontro no semestre, aos sábados, das 8h às 17h.
1 encontro por mês, aos sábados das 8h às 17h, ou das 13h às 18h.
1 encontro por mês, às terças-feiras das 19h às 23h.
* mais detalhes sobre os tipos de presencialidade, clique no infográfico, logo abaixo. 

Os polos de Barretos, Palmas, Porto Velho e São José do Rio Preto, não possuem a opção de encontros às terças-feiras.
O agendamento do período de atividades aos sábados, uma vez por mês, fica a critério do calendário institucional, decidido pelo Claretiano.


Coordenador do curso

Prof. Ms. Rodrigo Daverni

Atendimento

3ª feira, das 13h30 às 17h; 4ª feira, das 15h30 às 18h e sábado, das 8h às 12h.

vídeo do coordenador

clique aqui para assistir

APRESENTAÇÃO

Situação Legal: Reconhecido pela Portaria MEC nº 227 de 22/05/2013, publicada no Diário Oficial da União de 23/05/2013.

O curso de licenciatura em Letras (Português/Inglês) tem por objetivo formar o aluno para a docência nas áreas de língua portuguesa e língua inglesa e, para isso, utiliza metodologia pedagógica humanista, baseada nos princípios da missão claretiana, ao passo que propicia aos alunos formação completa para a sua atuação, valendo-se de uma matriz curricular que atende às exigências das leis educacionais. O curso utiliza o Longman English Interactive On-Line, software em que são trabalhadas as quatro habilidades tradicionais do ensino de língua estrangeira (leitura, escrita, audição e fala). Para conhecê-lo, acesse www.longmanenglishinteractive.com.

PERFIL DO PROFISSIONAL

O aluno do curso de Letras terá durante sua formação compreensão geral da profissão que o aguarda no futuro, baseada no estudo das disciplinas que o prepararão para tal função. Disciplinas voltadas para a Língua Portuguesa, Literatura, Linguística, Redação, bem como Políticas da Educação e Fundamentos da Educação Inclusiva, que permitem um embasamento teórico completo, capaz de auxiliar os alunos em concursos públicos, por exemplo. Além disso, o curso possibilita o aprendizado de LIBRAS, cada vez mais exigido dos profissionais da área da educação, uma vez que há a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas de todo o país.

CAMPOS DE ATUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Licenciado como professor de Português e de Inglês, o egresso poderá atuar na docência do Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e particulares, lecionando literatura, redação e gramática. A profissão também possibilita ao egresso atuar em outras áreas além da docência, como em coordenação de projetos culturais e educacionais e pesquisas de estudos linguísticos e estudos literários, dando continuidade à formação em programas de pós-graduação lato sensu. Muitos profissionais também ingressam na área de revisão e preparação de textos, em agências de comunicação, mídias jornalísticas e instituições de ensino.

 

Sobre o EAD

O QUÊ É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A Educação a Distância é um modo de estudar aceito pelo Ministério da Educação - MEC que não exige do aluno a presença todos os dias na escola; assim, professor e aluno estão, cada qual, em locais diferentes e podem interagir, conforme a necessidade e a atividade proposta, por meio do uso de tecnologias. Esta modalidade de ensino vem crescendo muito desde a sua implantação, e segundo dados publicados pelo MEC – Ministério ds Educação, considerando o ano de 2010 houve um crescimento de 14,4% no número de matriculados nesta modalidade, somando-se hoje aproximadamente XX alunos.

RECONHECIMENTO DO MEC

Independente da modalidade, todo curso é regulado pelo Ministério da Educação - MEC, assim tanto a autorização para o funcionamento de um curso, como seu reconhecimento devem seguir e respeitar as leis em vigor no MEC. Na condição de um dos pioneiros na educação a distância, o Claretiano também é uma das poucas instituições de ensino superior que possuem seus cursos reconhecidos. Isto lhe dá mais segurança, pois sabe que seu diploma será reconhecido no mercado, e principalmente que todo o processo de aprendizagem já foi aprovado pelo MEC.

NOSSA HISTÓRIA

O Claretiano sempre esteve á frente do seu tempo, desde a época em que oferecia cursos na modalidade de internato, na década de 50 e 60. Aproveitando as leis que incentivavam outras maneiras de se fazer faculdade no país, o Claretiano foi autorizado pelo MEC em 2004 a oferecer cursos superiores a distância em todo o estado de São Paulo, e em 2006 a oferecer em todos os estados da federação. No entanto, o período de vigência da autorização está expirado, mas o MEC expediu um novo documento, justificando e atestando a legalidade da oferta de cursos pelo Claretiano, bem como a expedição de diploma aos alunos formados. Clique e confira.

Sobre as aulas

A educação a distância não exige a presença do aluno todos os dias na escola. Essa modalidade, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), permite que o aprendizado seja realizado com interações entre tutor/ professor e aluno.

No modelo de educação a distância do Claretiano o aluno tem apenas um encontro presencial por mês, aos sábados, permitindo que ele faça seu próprio horário de estudos.

Entre os encontros presenciais, o aprendizado acontecerá pela internet, através da Sala de Aula Virtual (SAV), onde o aluno estabelece as interações com os professores, com os tutores e com outros alunos, esclarece suas dúvidas, participa de discussões e entrega suas atividades. A SAV pode ser acessada do trabalho, de casa ou de qualquer lugar, atendendo às suas necessidades, de acordo com o seu tempo.

O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

É na Sala de Aula Virtual, um ambiente moderno e completo, que o material didático é disponibilizado, além do conteúdo da própria disciplina, o aluno tem acesso a vídeos, podcast e outras referências para melhorar seu aprendizado, além de diversas ferramentas como fórum, portfólio, lista, mural, biblioteca digital, entre outras.

Para o desenvolvimento das atividades e esclarecimentos de dúvidas, o aluno conta com uma equipe preparada para atendê-lo a qualquer momento, permanente suporte e acompanhamento de coordenadores pedagógicos, professores e tutores, seja pela Sala de Aula Virtual, no polo, ou por telefone. Além disso, no polo há um tutor presencial para o acompanhamento pedagógico.

Para saber mais sobre a Sala de Aula Virtual, clique aqui.

Matriz Curricular

Disciplina Carga horária (horas)

ANALISE E PRODUCAO DE TEXTOS 90.0

ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA 60.0

DIDATICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA 90.0

ELEMENTOS DE LINGUA E LITERATURA LATINAS 60.0

ESTAGIO INGLES 300.0

ESTAGIO PORTUGUES 400.0

FUNDAMENTOS DA EDUCACAO 90.0

FUNDAMENTOS DA EDUCACAO INCLUSIVA 60.0

FUNDAMENTOS E METODOS DO ENSINO DA LINGUA INGLESA 60.0

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS 60.0

LINGUA INGLESA I 60.0

LINGUA INGLESA II 60.0

LINGUA INGLESA III 60.0

LINGUA INGLESA IV 60.0

LINGUA INGLESA V 90.0

LINGUA PORTUGUESA I 60.0

LINGUA PORTUGUESA II 90.0

LINGUA PORTUGUESA III 90.0

LINGUISTICA I 60.0

LINGUISTICA II 90.0

LINGUISTICA III 90.0

LINGUISTICA IV 90.0

LITERATURA INFANTO-JUVENIL 90.0

LITERATURA INGLESA E NORTE-AMERICANA 90.0

LITERATURA PORTUGUESA E BRASILEIRA: DO TROVADORISMO AO ARCADISMO 90.0

LITERATURA PORTUGUESA E BRASILEIRA: PRE-MODERNISMO E MODERNISMO I 90.0

LITERATURA PORTUGUESA E BRASILEIRA: PRE-MODERNISMO E MODERNISMO II 90.0

LITERATURA PORTUGUESA E BRASILEIRA: ROMANTISMO E REALISMO 90.0

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA 60.0

OPTATIVA DE FORMACAO (LICENCIATURA EM LETRAS PORT./INGLES) 60.0

POLITICAS DA EDUCACAO BASICA 60.0

PSICOLOGIA DA EDUCACAO 60.0

TEORIA DA LITERATURA: INTRODUCAO AOS ESTUDOS LITERARIOS 60.0

TEORIA DA LITERATURA: POESIA E NARRATIVA 90.0

Ir para a versão clássica do site

Copyright © 2012 - Faculdades Integradas Claretianas
Todos os Direitos Reservados